O depoimento de hoje é dele, Guttão! (Instagram: @guttao)
Antes de mais nada, parabéns Guttão! Exemplo de que a cirurgia não é mágica e requer sacrifícios, mas esta tirando de letra 😀
Nome: José Augusto (Guttão)
Idade: 44 anos
Profissão: Fotógrafo/Uber
Data da cirurgia e Técnica utilizada: dia 05 de Setembro de 2016 – BYPASS – Operei com 151 kgs, perdi 20 para o pré-operatório
Porque e quando decidiu fazer a cirurgia bariátrica? Foi uma decisão fácil?
Decidi fazer a cirurgia depois de cair a ficha que estava engordando demais. Normalmente as balanças de farmácias só pesam até 150kg, e depois que passei deste peso (cheguei a 171 kgs) um problema que tenho no tornozelo começou a incomodar demais, impossibilitando meu caminhar, doendo muito os joelhos e o tornozelo afetado.
O susto maior foi quando procurei uma endocrinologista e subi na balança acusando os 171 kgs, fiquei literalmente chocado.
Como sou também profissional de educação física, antes do problema com o tornozelo, eu dava aulas de ginástica aeróbica (Body Systems) em média 6 horas por dia, 5 dias por semana. Então eu tinha um gasto calórico grande, mas também precisava repor, mas ficava elas por elas, as vezes ingeria até um pouco menos do que gastava, isso mantinha meu peso, que era em torno de 115 kgs (sim eu sempre fui um professor de ginástica gordinho, isso trazia alunos que não tinham uma boa auto-estima para as minhas aulas).
Quando descobrimos o problema no tornozelo, o médico disse “ou pára ou pára de dar aulas”. Foi o que fiz… parei com as aulas, e comecei a fotografar profissionalmente, só que continuei com a grande ingestão de calorias e deu no que deu!
Quando a médica sugeriu a bariátrica, eu aceitei começar o tratamento e os procedimentos numa boa, mas não foi fácil depois disso, porque o corpo precisava, mas a cabeça não aceitava, e eu não emagrecia para perder os 10% do pré. Somente depois de 1 ano passando com endócrina, nutri e psicologa que fui aceitando, e de quebra perdendo peso para operar. Cheguei a perder 20 kgs e já fui encaminhado para os procedimentos da cirurgia.
Quais foram os principais medos pre-cirúrgicos e como conseguiu lidar com eles?
Nunca tive medo de cirurgia, apesar de ser a segunda que iria fazer, não tinha medo de acontecer algo durante a cirurgia, a maioria tem medo da anestesia. Tive uma longa conversa com o anestesista, e fiquei mais tranquilo com a tecnologia de hoje. Se é para acontecer algo, vai acontecer porque era para ser.
Meus exames deram todos excelentes, coração, sangue, organismo (depois que perdi os 20kgs para operar sumiu a minha pouca gordura que tinha no fígado). A minha pressão alta também era controlada, então, não tive medo de nada.
Como tem sido a nova rotina desta “vida nova”?
A nova vida é maravilhosa. Comer o necessário, em pouca quantidade de 3 em 3 horas, sigo rigorosamente o que meus médicos me passam, não quero mais sofrer com a obesidade.
Fácil? de forma alguma, tudo tem seu sacrifício. Mas se é para o bem maior, vamos cuidar!
A única coisa que aconteceu de estranho, foi me olhar nas fotos, depois de começar a emagrecer, e não me reconhecer. É assustador olhar para as fotos e ver aquele corpo magro, o cérebro entrou em parafuso, mas tem um motivo para tudo isso. Falei com a minha psicóloga e ela disse que é super normal o cérebro não aceitar de imediato o novo corpo, pois emagrecer rápido demais é mesmo estranho para a nossa cabeça. Já engordar, o corpo não percebe. Leva em torno de 8meses a 1 ano para a cabeça entrar na rotina do novo corpo. Fiquei despreocupado e uso umas técnicas hoje para aceitação mais rápida sugeridas pela psicóloga, como se olhar muito no espelho, olhar fotos, “pegar” no corpo, etc etc.
Pretende continuar nessa “pegada” após bater a meta?
Com certeza!! Pra que eu vou querer voltar a engordar??? rsrsr Quero continuar com meus treinos na academia (não vou voltar a dar aulas, pois o tornozelo não vai ajudar mesmo, é caso cirúrgico), Quer manter o novo corpo pelo restante dos meus dias e incentivar quem quer fazer a cirurgia para a melhora do seu corpo. A melhora não é só estética, mas psicológica. A Auto-estima sobe muito e isso é bom para nós seres humanos!!
E tem alguma meta pessoal ou sonho a ser realizado pós cirurgia?
Metas? acredito que não passa nada na minha cabeça por enquanto alem de tirar o excesso de pele, se sobrar,
Eu brinquei uma vez com uma amiga, e falei que depois de emagrecer quero fazer uma longa caminhada kkk, mas isso é com o tempo, e não tenho pressa alguma!
Sabemos que a cirurgia é apenas um empurrão para o tratamento para a obesidade, você considera importante o acompanhamento da equipe multidisciplinar neste processo?
Com certeza!! Se eu não tivesse passado pelo tratamento na pré-cirurgia, acredito que minha cabeça estaria de outra forma, pois a aceitação de um novo corpo e novas rotinas só consegui passando pelas consultas da endócrina, nutri e da psicóloga. Alem das reuniões mensais da Unimed. Experiencias de outra pessoas e dicas para o nosso futuro são essenciais nesta nossa jornada.
Se alguém pensa em fazer a cirurgia e não passa por tudo isso, acredito que o pós vai ser complicado e corre o risco de perder todo a cirurgia e voltar a ser obeso.
Parabéns pela sua coragem e dedicação pq o pós cirurgia e bem regoroso mas vc está muito bem !!!
Acredito que o resultado do Gutao
é força de vontade aliado a muita disciplina.
Obrigado, ninguem melhor do que vc sabe da minha luta!!
Sensacional ! Conheço e acompanhei todas as etapas do meu amigo, impressionante as mudanças, a cirurgia no caso dele foi um sucesso, graças também ao empenho dele em seguir as orientações médicas à risca, um verdadeiro vencedor.
Parabéns amigo Augusto.
Fico orgulhosa de ver seu empenho e seu sucesso.
Continue assim, firme e forte.
Parabéns Augusto, fiz essa cirurgia dia 10 de janeiro desse ano(10/01/2017) já eliminei
23 kg, como você mesmo relatou, o acompanhamento com a equipe multidisciplinar é tanto necessário quanto a disciplina por nossa parte.
Também estou muito feliz com os resultados, eu estava abaixo do IMC exigido, fiz porque tinha muitas complicações de saúde em decorrência do sobrepeso, hoje sem colesterol, sem diabetes e sem apneia do sono. Mudei totalmente meu estilo de vida e me sinto outra pessoa.
Atividades físicas e alimentação saudável são os principais pontos fundamentais de minha vida daqui pra frente.