Logo após a cirurgia bariátrica (gastroplastia) os pacientes devem evitar bebidas alcoólicas, pois o álcool contém muitas calorias e pode prejudicar as mucosas do estômago e do intestino, e com isso reduzir a absorção de alguns nutrientes.
Isso acontece principalmente nos primeiros seis meses, quando ocorre uma readaptação do aparelho digestório.
A absorção do álcool nas cirurgias do tipo Bypass gástrico em Y de Roux é mais rápida, o que acelera a embriaguez mesmo com a ingestão de pequenas quantidades. Por isso, no período pós-operatório, recomenda-se o não consumo de bebidas alcoólicas e gaseificadas, como cerveja, pois o gás pode causar incômodo e dilatar o estômago com o passar do tempo.
Outro fator que podemos considerar é que as pessoas que emagrecem após a cirurgia de redução do estômago tendem a ter uma vida social mais agitada e muito mais disposição para sair e são nestes momentos que o consumo de bebida alcoólica pode aumentar. A recomendação é evitar por completo a ingestão de álcool, pois o resultado da cirurgia pode ser afetado. É necessário que haja controle por parte do paciente, lembrando sempre que a cirurgia bariátrica é apenas a metade do caminho.
Para aqueles que não dispensam um bom vinho, após seis meses é liberada – esporadicamente, uma taça da bebida.
A mudança no estilo de vida após a gastroplastia faz parte do processo e deve acontecer com todos os pacientes. Tendo sempre em mente que é preciso incorporar o novo estilo para que os resultados sejam eficazes não só em médio prazo, mas para o resto da vida.