Boa tarde pessoal, essa dúvida é bem recorrente em nosso site e redes sociais, além de duvidas percebemos também varias pessoas com medo de suplementar (pois a injeção é dolorida) ou não realizam o acompanhamento médico ao longo dos anos.
A nutricionista Raisa Anacleto descreve abaixo os principais fatores/causas e necessidades desta suplementação:
“A vitamina B12 exerce papel fundamental no organismo, principalmente no sistema nervoso.
A cirurgia bariátrica é um eficiente tratamento cirúrgico para a obesidade, quando, logicamente, há o comprometimento do paciente na adesão no uso de suplementos e mudança no estilo de vida, como a prática regular de exercícios físicos e novos hábitos alimentares.
A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer devido à baixa aderência à suplementação, ingestão inadequada de alimentos fonte e má absorção, resultante da mudança fisiológica após a cirurgia.
Os sintomas da deficiência incluem: perda de memória, cansaço, dificuldade de concentração, formigamento de mãos e pés e até mesmo sintomas psiquiátricos que podem confundir-se com depressão.
A suplementação é muito importante para evitar todos esses transtornos. O ideal é sempre consultar um profissional e acompanhar periodicamente os exames bioquímicos.
A conhecida (e também muitas vezes temida) injeção de B12 é necessária quando os níveis dessa vitamina está abaixo do recomendado, para dar aquele “up” nas concentrações séricas. Há suplementos no mercado, que atingem o RDA máximo permitido de B12 para essa classe (2,4mcg por dose), porém, se há uma carência ou deficiência instalada, uma dose tão baixa não irá fazer efeito em um organismo que está precisando de uma super dose.
Geralmente, os suplementos auxiliam para manter os bons níveis séricos e não tem a função de levar as concentrações, afim de sair de um estado de deficiência.
Portanto, é essencial que haja o monitoramento dessa vitamina tão importante para nosso organismo. Alimentar-se de boas fontes (produtos de origem animal e/ou produtos enriquecidos) e não esquecer da suplementação, sempre com orientação.”
Por isso pessoal, vamos manter o foco após a cirurgia e não deixar de seguir o acompanhamento nas taxas de vitaminas, nossa nova “anatomia” absorve muito menos que antes! não podemos vacilar 🙂
Interessante.